Crie sua própria realidade aumentada

15 de fev. de 2010



Links desta matéria:


Ezflar - Gerador de Realidade Aumentada

 Ezflar Blog


Twitter Ezflar

Para brincar com mais experimentos de realidade aumentada, clique aqui




Você já viu aqui, no Olhar Digital, vários experimentos de realidade aumentada, e já deve até ter brincado com alguns deles. Mas hoje, você vai aprender a fazer o seu próprio brinquedinho. Este aqui é o Gerador de Realidade aumentada, desenvolvido recentemente por dois brasileiros.

Você pode subir imagens, vídeos, objetos 3D e até uma música de sua preferência. E a partir do momento que apontar o código para a câmera, aquilo que você selecionou será executado ou mostrado na tela. Fizemos um teste aqui na redação. Dêem uma olhada no resultado.

Primeiro, escolhemos um arquivo. No caso, o logo do Olhar Digital. Ele ficou associado a este código de “smile” aqui. Nos campos abaixo, demos um nome para nossa brincadeira e uma breve descrição. Ao clicar em “Publish”, o sistema cria um endereço e pede que você imprima o smile. Com o papel em mãos, é só apontar o código para a webcam. O resultado aparece na tela, como num passe de mágica. Detalhe: para um melhor resultado, é bom que você utilize uma folha branca por detrás do código.

Cada experimento ganha um número e tudo o que as pessoas sobem para o Gerador ficam disponíveis para o público. Portanto, se você pesquisar o acervo, pode ter boas surpresas. E mais: o código-fonte é aberto. Se você entende de programação, pode aproveitar o desenvolvimento da turma para seu próprio proveito!

Veja nos links do início do texto outras matérias com algumas experiências mais elaboradas, como por exemplo, a loja que te permite escolher os óculos com a ajuda da realidade aumentada, ou o outro site que te permite compor músicas com os códigos em preto e branco.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·dicas de sites by TNB